Olá galera do Semisnerds aqui estamos nós de novo sempre nerdando sobre tudo e sobre todos. Bom o assunto que vou tratar aqui é de cunho interessantíssimo. Vamos voltar a 40 anos atrás, quem não se lembra dos gloriosos anos 70, onde muitas coisas aconteceram e o mundo começou a tomar o rumo que conhecemos ou pensamos que conhecemos hoje. Em se tratando de música há quatro décadas atrás acontecia nada mais nada menos que o maior festival de música de todos os tempos, o Woodstock, certo? Bom até ai nada de novidade, foi em belíssimo evento que contou com os maiores nomes do rock naquela época, só pra citar alguns exemplos pisaram no palco desse festival Janis Joplin and Big Brother & Holding Company, Jimi Hendrix, Jefferson Airplane, Gratefull Dead, Bob Dylan entre outros grandes nomes daquele momento. Mas ai se pergunta qual o motivo de o festival ter acontecido? Bem se não me falha a memória nesse período estava acontecendo a “Guerra do Vietnã”, que foi um dos tantos conflitos acontecidos nas “Guerra Fria”. Na Guerra do Vietnã os Estados Unidos mandaram suas tropas para combater nesse conflito e com os desenrolar dos fatos o mundo viu cenas brutais o que fez com que principalmente os jovens da época fossem energicamente contra tudo o que estava se passando no Vietnã. Nessa mesma época nasce também o movimento Hippie, que pregava um mundo com “Paz e Amor”, bem ao contrario da guerra em que os EUA estavam metidos. Desse sentimento contrario a guerra vem um dos motivos que fizeram o festival de Woodstock acontecer, segundo os hippies seriam três dias de pura “Paz e Amor”. Mesmo que os motivos não tenham sido estes para a realização do festival ainda sim foi uma belíssima desculpa para justificar o acontecido.
Bom vamos dar um pulo de 30 anos no tempo e lembrar que em 1999 foi realizado um festival nos mesmos moldes do lendário festival que marcou história no mundo. Nessa edição vários artistas famosos da época tocaram alguns com suas letras e atitudes engajadas como o Rage Against the Machine, outras nem tanto como o Limp Bizkit e tantos outros. O fato é que o festival se tornou uma grande jogada de marketing visando única e tão somente a renda que o suposto “Woodstock” poderia render. Me lembro que na ocasião desse evento várias marcas patrocinaram os shows visando ter seu logo estampado no local. O coisa foi tão descarada do ponto de vista comercial que nas dependências onde aconteciam as apresentações que garrafinhas de água chegavam a ser vendidas por nada mais nada menos que dez dólares. Será que lembra em alguma coisa o espírito do festival original onde a cultura hippie imperava?
Bom o fato é que está para acontecer uma nova edição desse festival e parece que o local escolhido foi nem mais nem menos que a nossa tão amada terra tupiniquim, o Brasil!
Os idealizadores do festival original e mais o empresário Eduardo Fischer (do festival Maquinaria) e Perry Farrel (do Jane's Addiction e organizador do gigante Lollapalooza) querem fazer a edição brasileira do Woodstock.
Entre as atrações cotadas para o festival estão Foo Fighters, Bob Dylan, Smashing Pumpkins, Rage Against The Machine, Pearl Jam, Limp Bizkit. E parecem que as bandas Green Day e Linkin' Park já estariam quase confirmadas no evento. Bom até ai muito legal, um mega show desse no Brasil quem não quer?
Agora vamos refletir um pouco, quanto custaria o ingresso para esse festival, porque pelo que me consta os shows de artistas internacionais ultimamente não vem sendo nada baratos. E outra questão que me intrigou, nos anos 70 tínhamos a “Guerra do Vietnã” para lutar contra, mas agora qual será o motivo pelo qual vão levantar a bandeira desse festival, não que não se tenha motivos por ai, pois o mundo anda uma bagunça com tantas desgraças climáticas e aquecimento global, bombas atômicas nas mãos de loucos como Mahmoud Ahmadinejad e por ai vai tantos outros motivos para fazer mobilizações. Bom tomara que o Woodstock tupiniquim não seja apenas uma máquina de fazer dinheiro, não é? Bem fica a questão para pensar e viva o rock’n roll, ou melhor, o bom rock’n roll!!!